sábado, 3 de novembro de 2012
Doce De Abobora
ingredientes
1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos médios
2 colheres (sopa) de cal para uso culinário
1 kg e meio de açúcar cristal
2 canelas em pau
1 cravo
200 g de açúcar cristal
modo de preparo
1- Numa tigela coloque os cubos de 1 kg de abóbora descascada e cubra com água.
2- No centro de um pedaço de pano fino e limpo coloque 2 colheres (sopa) de cal (para uso culinário), junte as pontas do pano e torça o centro, formando uma trouxinha. Leve esta trouxinha para a tigela com a abóbora e vá alisando a trouxinha de modo que a cal comece a se dissolver na água. DICA: este pano é importante para funcionar como um filtro para possíveis impurezas da cal. Deixe repousar por 20 minutos e mexa de vez em quando com uma colher de pau.
3- Retire os cubos de abóbora da tigela e lave bem com água.
4- Transfira para uma panela e cubra novamente com água filtrada até cobrir os cubos. Leve ao fogo forte e cozinhe por +/- 20 minutos após fervura. Acrescente o açúcar cristal, 2 canelas em pau e 1 cravo e deixe ferver em fogo brando por mais 20 minutos. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 2 horas.
5- Ligue o fogo novamente e deixe ferver por mais 20 minutos. Repita mais 2 vezes o procedimento de cozinhar por 20 minutos, desligar o fogo e deixar esfriar. O doce estará pronto quando a calda estiver em ponto de fio. OBS: para ver se a calda já está em ponto de fio, coloque a colher na calda e levante. Deixe a calda escorrer até que as gotas sejam lentas ao cair. OU colando um pouco entre os dedos indicador e polegar você perceba que a calda está grudenta.
6º - Retire os cubos de abóbora com uma escumadeira e coloque-os numa peneira (para feijão) para que a calda escorra. OBS: não deixe que os cubos esfriem muito para que grudem o açúcar. Passe os cubos da abóbora em 200 g de açúcar cristal e coloque numa peneira para esfriar.
Bolo de mamão
Ingredientes
- 3 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo de canola
- 1/2 mamão médio bem maduro ou 1 mamão papaia
- 1 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
- 1 1/2 (chá) de farinha de trigo
- 1 colher ( chá) de fermento em pó
Modo de Preparo
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o mamão. Em uma tigela, misture a aveia, a farinha e o fermento. Junte o conteúdo do liquidificador á mistura da tigela. Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno médio pré aquecido por 30 minutos. Desenforme depois de frio.
BOLO DE MAÇÃ
1 xícara de açúcar cristal
3 ovos inteiros
1 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 colher (de sopa) de fermento em pó
1/2 (meia) xícara de margarina derretida
2 maçãs sem casca, cortadas em fatias
Açúcar e canela para polvilhar.
Como fazer:
Misture bem o açúcar cristal com os ovos inteiros. Junte a farinha de trigo (peneire antes de acrescentar) e o fermento. Junte a margarina derretida e misture bem.
Pegue uma forma média e unte-a com margarina. Polvilhe por cima com açúcar cristal. Cubra todo o fundo da forma com as maçãs fatiadas. Agora despeje a massa sobre as maçãs.
(Talvez você ache que a massa é pouca, mas é assim mesmo, espalhe por cima das maçãs e vá em frente). Leve ao forno em temperatura média por uns 20 minutos. Espete com um palito. Se ele sair seco está na hora de desligar. Se não, deixe mais um pouco e vá testando.
Você acha que está bom? Então, desenforme o bolo, ainda quente. Misture umas duas colheres de sopa de açúcar comum com um pouco de canela em pó e espalhe sobre o bolo. Sirva frio.
Frango dos deuses servido com Batata Suíça
Batata Suíça
Uma receita que acompanha bem diversos pratos
A Batata Suíça, como o próprio nome já diz, é uma receita tradicional da gastronomia suíça e, por lá, mais conhecida como Rosti. Um prato delicioso e muito simples de preparar, que consiste em batata crua ou cozida ralada e frita na manteiga com alguns ingredientes adicionais.
O empresário, Nilson Mozel, que trabalha em uma casa especializada de Batata Suíça em Porto Alegre, e desenvolve receitas com este produto desde 1995, conta que este é um prato muito saudável e ideal para quem não pode comer ou quer evitar o glúten. Além disso, é uma deliciosa receita que combina o sabor e a crocância da batata. “Existem vários tipos de batatas, mas aqui costumo utilizar a batata do tipo Asterix, mais conhecida como batata rosa, por causa da pouca quantidade de água. Quanto menos água, mais sequinha ela fica na hora de fritar”, revela Nilson referindo-se à batata ideal para o preparo.
A dica para quem quiser preparar a receita é ficar atento na hora de escolher a batata na feira ou no supermercado. A batata tipo Asterix tem formato oval e comprido, casca vermelha e sua polpa é amarela clara. É também ideal para batata frita em palito e muito resistente ao congelamento.
Dica do Anonymus: conheça os segredos da Batata Suíça (Foto: Laura Azevedo/RBS TV)Receita ainda leva a crocância da batata
(Foto: Laura Azevedo/RBS TV)
Segundo o empresário, na Suíça, o recheio tradicional é feito com bacon e cebola, e, depois de pronta, servida com filé e arroz. Além de ser muito saborosa, é um produto totalmente artesanal, uma delícia de preparar em família. Que tal fazer em casa?
Frango dos Deuses, que leva um molho especial com legumes coloridos e requeijão .
Ingredientes:
800 g de frango;
03 copos de requeijão;
01 cebola;
02 tomates;
01 pimentão;
01 molho de espinafre;
Preparo:
Corte o frango em pedaços e refogue com óleo em uma frigideira.
Coloque sal e em seguida a cebola, o tomate, o espinafre e o pimentão picados.
Misture bem. Deixe cozinhar um pouco.
Forre o fundo e as laterais de um refratário com 2 copos de requeijão.
Coloque o refogado e cubra com o outro copo de requeijão, leve ao forno por 30 minutos.
Está pronto.
300g de ricota fresca
100 g de manteiga com sal
½ xícara de leite quente
1 - Coloque a ricota picada, a manteiga levemente derretida e o leite quente no liquidificador.
2 - Bata por 5 minutos.
3 - Arrume em dois copos de vidro e leve para a geladeira até ficar bem gelado.
Dica do Anonymus: Se preferir, prepare um tipo de ricota em casa. Leve 2 litros de leite para ferver. Após a fervura acrescente duas colheres de sopa de vinagre branco. Deixe descansar por cerca de 30 minutos e passe numa peneira. Utilize essa massa no lugar da ricota.
terça-feira, 11 de setembro de 2012
Bolo de caneca
visitantes
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento em pó
Modo de preparo:
Coloque o ovo em uma caneca e bata bem com um garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorpar. Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
Dicas:
A caneca deve ter capacidade de 300ml. A medida de colher é sempre rasa. O bolo pode ser servido com coberturas, caldas, castanhas e sorvete. E pode comer ainda quente.
Ingredientes:
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) rasa de fermento em pó
Modo de preparo:
Coloque o ovo em uma caneca e bata bem com um garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorpar. Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.
Dicas:
A caneca deve ter capacidade de 300ml. A medida de colher é sempre rasa. O bolo pode ser servido com coberturas, caldas, castanhas e sorvete. E pode comer ainda quente.
Assinar:
Postagens (Atom)